Respirar

Em tempos de pandemia de uma doença com fortes impactos sobre o sistema respiratório, respirar se tornou, mais do que nunca, num direito universal. Também é bom lembrar da súplica dos norteamericanos, Eric Gamer e George Floyd, expressa na frase “I can’t breath” (Eu não consigo respirar), quando eram atacados pela polícia daquele país.

Estes ataques mostram como o racismo é também uma epidemia, que bloqueia o fluxo de pensamentos e palavras verdadeiramente livres. O racismo e as demais formas de discriminação sufocam e infernizam a humanidade.

O elemento Ar, no Tarô, está representado pelo naipe de espadas. Normalmente, tarólogos e tarólogas reservam a este naipe unicamente significados de sofrimento e dor. Porém, é fundamental compreendermos que o Ar é o que mais se aproxima do 5º elemento, o Éter, representativo da espiritualidade. Além disto, a palavra ‘spiritus’, no latim, significava, ao mesmo tempo, respiração, espírito e vigor. Em hebreu, רוח (ruah) é a palavra que designa tanto espírito como respiração.

“O Espírito”, de Robert Fludd (1619)

O Ar, em termos holísticos, tem a ver com comunicação. Pensar, escrever e falar são ações fundamentais para o desenvolvimento da raça humana, como nós a conhecemos hoje. Comunicar é transportar ideias e emoções. Ao se respirar bem, eleva-se os níveis de consciência.

No Oriente, a respiração é parte fundamental da oração. Ao contrário do que muitos pensam, não se alcança uma espiritualidade de tipo superior com uma mente poluída por estímulos superficiais ou obscuros. O Ar também desobstrui e o silêncio é irmão da brisa. Assim, é preciso saber falar e calar.

Resolvi refletir sobre o elemento Ar, porque este fim de semana está mais tranquilo e a posição da lua, no céu, nos oferece boas condições para analisarmos aspectos complicados da nossa vida, em busca de soluções. Também, porque estamos no ano do Arcano Hierofante, que nos pede para usarmos bem a nossa razão.

Trouxe esta reflexão, principalmente, porque estamos numa época estranha, em que o pensamento complexo é, muitas vezes, considerado perigoso, ou mesmo maléfico. Todavia, pensar é respirar e, por conseguinte, é também viver. Pensar de forma correta é se posicionar a favor da vida e do espírito.

Talvez, estejamos finalmente a iniciar um período em que a humanidade se reencontrará com a verdade, segundo a qual, a razão é o recurso para organizarmos as emoções, darmos sentido aos nossos desejos e nos relacionarmos em harmonia e cooperação com as demais pessoas. Será o tempo em que a nossa mente se transformará no caminho que nos levará aos deuses.

E você, como estão os seus pensamentos? O que está passando passando pela sua cabeça?
.
.
Imagens:
1. Zenina/Adobe Stock
2. “O Espírito”, de Robert Fludd (1619)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.